Como proteger os equipamentos eletrônicos de danos elétricos

 

Apesar de todos os avanços no setor elétrico, o Brasil ainda sofre com apagões e quedas de energia, principalmente após grandes chuvas. Essa realidade, quando aliada a outros fatores como surtos elétricos, pode levar à perda de equipamentos eletrônicos e gerar grande prejuízo.

Os equipamentos eletrônicos são muito sensíveis a rede elétrica, os principais vilões são as oscilações de energia, descargas elétricas provenientes de raios ou surtos elétricos. Quando um desses eventos ocorre, a tensão deve ser balanceada antes de chegar aos equipamentos eletrônicos, pois eles estão preparados para suportar um valor máximo, acima desse valor o equipamento queima.

Como se prevenir?

Uma boa rede elétrica é fundamental, caso a rede não esteja em boas condições a energia pode oscilar. Consequentemente, ocorre a dilatação e contração dos fios devido ao calor, interrompendo o fluxo e provocando surtos de energia.

O famoso aterramento é importante principalmente no caso de raios. Quando um raio incide sobre a rede elétrica, ele percorre toda a extensão até encontrar um aterramento. Além disto, o aterramento também previne interferências elétricas nos equipamentos eletrônicos.

Uso de estabilizadores e Nobreaks

Para evitar surtos elétricos causados pelas variações da rede, o ideal é utilizar um estabilizador ou Nobreak. Os estabilizadores e Nobreaks fazem a regulação da tensão elétrica a um nível adequado e constante. Essa correção da tensão evita que os equipamentos recebam uma carga maior do que a suportada.

No caso dos Nobreaks além de fazer essa regulagem, eles servem como uma “bateria”, mesmo com a queda da energia os equipamentos continuam ligados por um período, para que o equipamento possa ser desligado da maneira correta.

PS: Em alguns modelos de computadores, a fonte conta com PFC Ativo, esse tipo de fonte já faz automaticamente a correção da tensão. Computadores que utilizam dessas fontes não devem ser ligadas a um estabilizador. No caso do Nobreak, fontes com PFC Ativo devem ser ligadas somente a um Nobreak senoidal.

Uso de disjuntores DPS

Outro proteção para a sua rede elétrica, são os disjuntores DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). Eles ficam junto ao quadro geral de distribuição da residência e descarregam os pulsos através do fio de aterramento.

Com essas pequenas ações de prevenção, seus equipamentos estarão seguros contra os principais problemas elétricos. Os custos para se proteger é muito menor do que ter que comprar um novo equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.