Não a outro tema mais falado do que o Covid-19, o Coronavírus. Em momentos como este, se manter informado e atentos à situação é o melhor que podemos fazer.
Além dos cuidados básicos já amplamente divulgados. Alguns cuidados são de extrema importância para reduzir ao máximo todos os riscos. Principalmente no ambiente de trabalho, onde há grande interação de pessoas.
Evite utilizar materiais compartilhados
Materiais como canetas e telefones são compartilhados no dia a dia, evitar o contato e utilizar cada material individualmente reduz o risco de contaminação.
Faça a limpeza e higienização do seu ambiente de trabalho regularmente, não esqueça de equipamentos como teclados, mouses, monitores e semelhantes.
Parece simples, mas abaixo listamos como fazer uma limpeza eficiente em cada equipamento.
Para uma limpeza mais profunda é recomendado desconectar os equipamentos do computador, ou realizar a limpeza com o computador desconectado da tomada.
Teclado: Vire o teclado e de algumas batidas de leve, a maior parte da sujeira leve, pelo de animais e fios de cabelo devem cair na hora, utilizar um pincel entre as teclas também ajuda. Para limpar a parte externa do teclado, utilize um pano ou papel toalha umedecido (não encharcado) com álcool isopropílico ou uma mistura de detergente com água, Para as áreas com mais sujeira ou de difícil acesso, um cotonete ou palito pode ser usado. Por fim é só passar um pano seco para retirar o restante da umidade e poeira.
Mouse: Pode ser limpo com um pano ou papel toalha umedecido (não encharcado) com álcool isopropílico ou uma mistura de detergente com água. Passe o pano sobre o mouse, limpando bem a parte de baixo dele. Nesse lugar, é comum que se forme uma crosta perto das extremidades devido ao contato do periférico com a superfície.
Monitor: Para a limpeza da tela, utilize um algodão ou flanela bem macia umedecido somente com água. O álcool ou qualquer outro produto abrasivo não pode ser utilizado, pois irá danificar a tela.
O ideal é realizar essa limpeza a cada 3 meses, porém com a situação atual a recomendação é fazer com mais frequência.