Apesar da grande aderência aos arquivos digitais, as impressoras ainda são bastante utilizadas. Mas como todo equipamento, existem as boas práticas de uso para manter seu equipamento em em dia.
Confira algumas práticas de uso que podem garantir o bom funcionamento do equipamento e a extensão de sua vida útil.
- Antes de liga-lá a tomada, verifique a voltagem do equipamento.
- Evite ligar e desligar a impressora com muita frequência, se a utiliza com frequência, mantenha ela ligada. Caso utilize esporadicamente, mantenha na maior parte do tempo desligada.
- Utilize um estabilizador ou no-break, isso irá protegê-la de picos de energia que podem danificar o equipamento.
- Para utilizar outros equipamentos junto a impressora no mesmo estabilizador ou no-break, verifique o consumo de cada equipamento, caso o consumo seja maior que a capacidade do estabilizador, poderão ocorrer falhas na utilização e até mesmo danos.
- Utilize cartuchos originais. Cartuchos remanufaturados normalmente tem seu preço mais em conta, porém o barato pode sair caro. A qualidade da impressão é inferior e sua vida útil também é menor. Além de que podem ocasionar danos a impressora. Utilizar cartuchos não originais pode até mesmo acarretar na perda da garantia do equipamento.
- Caso utilize a impressora esporadicamente. Imprima algo a cada 15 dias ao menos. Isso irá evitar o ressecamento da tinta do cartucho.
- Mantenha o equipamento e o papel longe de locais úmidos. Folhas úmidas irão “grudar” uma a outra, ocasionando o atolamento da folha. Caso isso aconteça: cancele a impressão, desligue a impressora, retire o papel e verifique como estão as outras folhas.
- Para ajudar o meio ambiente e evitar gastos, você deve fazer algumas perguntas: realmente preciso imprimir este documento? Já revisei o documento para ter certeza de não precisar imprimir novamente? Preciso de todas essas cópias?