7 práticas para uma TI produtiva e eficiente

Cada vez mais é exigido que o setor de TI forneça condições para atender às outras áreas da empresa, na verdade é mais que isso. É necessário que toda a infraestrutura seja capaz de garantir o bom desempenho da organização como um todo. Para que isso seja possível, uma boa gestão da infraestrutura de TI é essencial para maximizar os resultados.

Fizemos uma lista de estratégias que podem ser adotadas para ajudar a melhorar aspectos relacionados a segurança da informação, redução de custos e a eficiência da sua TI em geral.

1. Revisão da infraestrutura atual

Inevitavelmente o primeiro passo é realizar uma análise detalhada do que a organização possui atualmente. Compreender a situação atual é a melhor forma para identificar melhorias e os problemas que afligem a produtividade e a segurança. Especifique claramente as demandas atuais e possíveis demandas de projetos futuros da empresa em relação a tecnologia.

É necessário realizar uma análise crítica de todos os recursos disponíveis. O ideal é procurar empresas especializadas para que esse diagnóstico não seja influenciado pelos hábitos e rotinas de trabalho da empresa.

2. Planejamento estratégico

Para otimizar e obter um bom desempenho é necessário um bom planejamento. O planejamento proporciona meios para a resolução de incidentes que possam impactar nos serviços de tecnologia.

O planejamento fornece dados sobre a viabilidade da aplicação de recursos para determinado objetivo.

3. Gestão dos equipamentos

É fundamental que os equipamentos estejam em bom funcionamento, eles tem um impacto direto nos resultados da organização.

Muitas vezes há descumprimentos de prazos ou comprometimento da produtividade por falhas ou desempenho insatisfatório dos equipamentos de TI.

O gestor da TI deve determinar rotinas periódicas da manutenção dos sistemas e dos equipamentos. Isso é essencial para a detecção de possíveis riscos, e para efetuar ações regulares para a otimização dos componentes.

A programação de investimentos em hardware e software também são essenciais. Assim o impacto financeiro de uma grande aquisição é reduzido e o custo operacional pode ser diluído.

4. Mapeamento de riscos

As ameaças no setor tecnológico cresceram e muito. As empresas foram forçadas a adotar medidas de prevenção de ataques cibernéticos, isso aumenta a segurança das informações e garante a credibilidade da empresa.

Manter a segurança da infraestrutura de TI é fundamental para a segurança das informações e dados da organização. Além disso, deve-se criar uma estratégia para a recuperação dos dados em caso de falhas. Reduzindo o tempo parado e os prejuízos gerados.

Investir em treinamento dos colaboradores e em uma cultura de segurança digital na organização também é uma medida que mostra bons resultados.

5. Segurança interna

Boa parte das falhas de segurança são causadas por práticas internas. Para uma gestão de TI eficiente, é necessário o controle e monitoramento dos acessos de cada colaborador.

Uma boa prática é criar níveis de acesso, cada colaborador terá o acesso limitado apenas ao que se relaciona com a sua função.

6. Avaliação dos custos operacionais

Muitas despesas recebem pouca importância de forma geral. Alguns exemplos são a energia elétrica, internet e telefonia. A verdade é que em conjunto, elas representam uma fatia considerável do orçamento de TI, e quase sempre existem meios para reduzir o impacto desses custos.

7. Outsourcing de TI

A terceirização é um procedimento que pode ampliar a eficácia operacional da empresa, uma equipe especializada traz soluções mais efetivas, além de estar sempre atualizada sobre os novos procedimentos tecnológicos, vulnerabilidades e crimes digitais.

Assim os colaboradores internos podem focar-se inteiramente nas suas atividades principais.

Elencamos algumas estratégias que podem ser adotadas na sua TI, tudo para garantir um bom desempenho para atender a demanda de outros setores da organização. Qual delas você irá aplicar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.